Pesquisar este blog

O melhor provedor de internet da região!

O melhor provedor de internet da região!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Conheça os benefícios do repolho para a saúde

repolho

Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o selênio, iodo, cálcio, potássio, fósforo e enxofre. Está presente também no repolho uma quantidade significativa de folato, betacaroteno, antocinas e fitoquímicos, glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades antiinflamatórias. Assim como outros vegetais crucíferos, no repolho há também substâncias antioxidantes capazes de reduzir os riscos de se adquirir diversos tipos de câncer.
O repolho roxo é mais saudável:
Existem basicamente dois tipos comuns: o repolho roxo e o repolho branco. Eles diferem quanto a alguns nutrientes. O roxo tem antocianina, um antioxidante que dá a sua cor roxeada (o mesmo presente na uva) e é eficaz na proteção do coração, tem o dobro de fósforo que o branco e um pouco mais de selênio e vitamina C. Já o branco tem um pouco mais de vitamina A e ácido fólico. Sob o ponto de vida nutricional, é interessante alternar o consumo dos dois tipos.
Alguns Inconvenientes do Repolho:
Todo mundo sabe que comer repolho pode provocar um certo “inconveniente”: o aumento de gases (flatulência). Algumas pessoas são mais sensíveis que outras, e o culpado é o enxofre presente. Se você for mais sensível a isso, procure diminuir a quantidade, mas não evite completamente o repolho. Agora, se você estiver amamentando, acredita-se que o melhor é evitar o consumo por completo, porque pode causar cólica no bebê.
Pessoas com hipotireoidismo devem consumir repolho com moderação e dar preferência pelo alimento cozido, já que ele pode impedir a absorção do iodo pela tireoide. Fale com a sua nutricionista!
RECEITA DE CHUCRUTE:
Vocês já ouviram falar no chucrute? É um prato muito famoso na Alemanha e é feito com repolho.
COMO FAZER:
Corte o repolho branco ou roxo em tiras finas. Adicione um pouco de sal e amasse bastante o repolho até começar sair o seu líquido. Faça isso por algum tempo (este processo depende do repolho e o seu teor de água). Reserve o repolho num recipiente com tampa. Feche com cuidado para sair o máximo de ar, pois o repolho pode mofar durante o processo de fermentação.
De preferência, mantenha o recipiente pressionado para não entrar ar (pois pode estragar), e mantenha em um ambiente escuro com temperatura constante e baixa. O processo dura em média 2 semanas conforme a temperatura. Atenção: se a temperatura ambiente for baixa (4 a 6ºC) poderá levar mais tempo, se for temperatura alta também pode estragar.
Depois do processo de fermentação, o chucrute estará pronto para ser usado e repleto de lactobacilos benéficos para sua flora intestinal! (PBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE